sábado, 30 de julho de 2016

929 - RAPADURA

-->

Hoje, no sitio Macacos, distrito de Mangabeira, Município de Lavras da Mangabeira, visitamos um dos últimos engenhos de rapadura em funcionamento na região centro-sul do Ceará.  Segundo o proprietário, senhor Gabriel Holanda Nunes, conhecido como Bié, de 79 anos, a “moagem” funciona desde à época do seu avô, quando ainda movida pela força animal, por juntas de boi. Dos 36 engenhos que funcionavam em Mangabeira, apenas o do sítio Macacos continua ativo, produzindo a tradicional e deliciosa rapadura.


Em meio roças,  moendas e fornalhas, vários profissionais desempenham suas atividades na produção do saboroso tijolo, tais como os plantadores da cana, bagaceiro, caldeireiro e cacheador. Entre eles, o mestre, que, com sua experiência e prática, decide o momento exato em que o mel pode se transformar em rapadura.


Além dos conhecimentos práticos, adquiridos ao logo de séculos de observação e experiências, várias crenças e superstições envolvem o funcionamento do engenho. Uma delas consiste em parar toda a produção na primeira segunda-feira de agosto, pois esse dia é considerado de “má sorte” e pode causar um acidente ou uma pane nas máquinas.


No engenho dos Macacos, ao contrário de outras indústrias modernas, não há a adição de produtos químicos para aumentar o teor de sacarose na rapadura. Utiliza-se apenas as misturas tradicionais, como a cal, logo após a moagem da cana, que serve para limpar a garapa. No fim do processo, o mestre da rapadura também adiciona o sebo de gado, para endurecer o mel e fazer jus ao conhecido nome do produto final.


Ouvindo atentamente a explicação, meu tio Paulo Danúbio, professor aposentado, perguntou:


- Seu Bié, o sinhô vende esse balde de Sebo de Gado?

- E o senhor vai botar um engenho de cana? – indagou o simpático proprietário da moagem.

- Não, seu Biê, quero ver se esse sebo serve pra endurecer outras coisa...
(imagem Google)

3 comentários:

  1. Hahahaha ... o Ceará produz " de um tudo " . . . Fica aí a dica Hahahaha

    ResponderExcluir
  2. Seu Bié lá dos Macacos, do sertão nordestino, uma lenda viva de sabedoria popular e da produção de rapadura. Sempre acreditou que o verdadeiro tijolo saboroso é feito sem adição de química... Pra ele 'o segredo do negócio da rapadura pra se manter de pé tem que ser natural... ariegua macho, nada de cebo...'. Show!

    ResponderExcluir
  3. Kkkkkkkkkk me espocando de rir... Adoro rapadura e histórias como essa. Sem sombra de dúvida, adoraria conhecer este lugar.

    ResponderExcluir